MENTIRA, CONSTRUÇÃO DA VERDADE.

23/04/2015 12:46

Quem nunca mentiu que atire a primeira pedra!!!

Mentira é aquilo que se queria que fosse verdade...

Existem varias formas de encarar uma mentira. Para Aristóteles (384-322 a.C), só haviam duas maneiras de mentir: diminuindo ou aumentando uma verdade. Para um mentiroso, quando ele deseja algo e acredita naquilo, a sua mentira passa a ser a única forma para que este desejo se realize. Também não mente quem acredita naquilo que diz, mesmo que o que diz seja falso, isso esta baseado na cultura e identidade de cada individuo.

Algumas pessoas mentem para inserção ao meio social, outras por puro prazer, e tem aquelas que mentem para fugir dos problemas. Você pode mentir e essa mentira não afetar ninguém, ou você pode mentir e prejudicar muitas pessoas. Isso é uma realidade paralela, criamos, acreditamos no que criamos, mais criamos tão bem que a mentira ou a fantasia passa ser uma realidade. Embora a mentira represente um fato rotineiro, precisamos ter cuidado para que não se torne um estilo de vida.

MITOMANIA

A Mitomania é um tipo de distúrbio de personalidade onde um individuo possui o hábito de mentir compulsivamente e faz disso um estilo de vida.

Existe o Mentiroso Esporádico que é o individuo que não tem resistência em admitir a verdade, e Mitômano que é o individuo que usa a mentira em proveito próprio ou prejuízo de outro de forma imoral e insensível, sem sentir necessidade de desfazer o engano. Geralmente as maiores causas deste distúrbio são a baixa auto-estima, a tentativa de se proteger de situações constrangedoras e fatores psico- sociais.

O mitômano geralmente sabe que no fundo o que ele diz não é totalmente verdadeiro. Mas contar mentiras lhe faz sentir bem consigo mesmo e acalma suas angústias. Em determinado momento, prefere acreditar em sua realidade mais que na realidade objetiva. Ele tem necessidade de contar histórias falsas para se sentir bem consigo mesmo. Quando um Mitômano só procura ajuda quando descobre que seu distúrbio o está envergonhado, portanto,  é muito importante o modo como será conduzido o tratamento.

O tratamento mais eficiente é o tratamento psiquiátrico associado a psicoterapia que visa a reflexão sobre os comportamentos, tais como, o desenvolvimento do auto controle, o aumento da auto-estima, e o treinamento do comportamento de dizer a verdade. Estejamos atentos nem sempre a mentira é virtuosa, são raros os casos que podemos encontrá-las.

“Há uma inocência na mentira que é o sinal da boa fé numa causa” 

(Friedrich Wilhelm Nietzsche)

 
Psicóloga Patrícia Mattos