HONESTIDADE

09/03/2015 12:03

Você já parou para pensar se tem sido "honesto" consigo mesmo?

Quase ninguém consegue ser o tempo todo, esta situação é mais comum do que você pode imaginar. Quantas vezes sem perceber você se pegou fingindo ser alguém que nunca foi?

Por definição, a honestidade a que nos referimos aqui é a coerência entre aquilo que dizemos, pensamos e sentimos em relação as ações que tomamos na vida para alcançar ou estar próximo da nossa verdade.

Para muitos é um mecanismo de defesa. Existem pessoas que se mostram indiferentes aos sentimentos dos outros, quando na verdade estão sofrendo por dentro. É possível fingir sentimentos e sensações, mais no final não podemos enganar a nós mesmos, o coração pede por sinceridade, e clama por honestidade.

Quem nunca observou um casal em um bar, onde o pensamento ao olhar seja "eles nasceram um para o outro", será que há uma coerência entre o que pensamos e o que realmente eles estão sentindo? Algumas pessoas são intituladas como almas gêmeas e de fato possa ser, mas a grande maioria são apenas uma imagem distorcida da felicidade. Por trás de toda máscara social, ou da perfeição existem seres humanos, que erram, que choram, que sentem culpa e medos. Quando se é criança os contos de fadas são as histórias que nos deixam mais felizes porque ao final tudo acaba bem, na vida real tudo também pode acabar bem, no entanto a história vai depender de você e não mais do autor.Você pode fugir de si mesmo, mas será apenas questão de tempo, um dia você certamente acabará em uma rua sem saída, e então esta será a hora de encarar o seu maior fantasma, você mesmo!

Não seja duro demais consigo, precisamos ter coragem de encarar nosso medos e ver quem realmente somos e o que queremos ser. Honestidade começa de dentro pra fora, só se tem uma vida honesta quando se é honesto consigo mesmo! 

Psicóloga Patrícia Mattos