DÉJÀ VU X MEMÓRIA

29/05/2019 15:00

DÉJÀ VU

Termo francês que significa "já visto", é uma reação psicológica que faz com que o cérebro transmita para o indivíduo que ele já esteve naquele lugar, sem jamais ter ido, ou que conhece alguém, que nunca viu antes.

Há mais de 40 teorias sobre o déjà vu, uma delas é o funcionamento do cérebro sobre a memória no lobo temporal. O lobo temporal está localizado ambos os lados do cérebro e é responsável pela memória, discurso, leitura, respostas emocionais, feedback auditivo, processamento visual e funções olfativas. 

Pessoas mais novas tem mais déjà vu do que pessoas mais velhas, porque conforme o tempo há um declínio cognitivo afetando a capacidade de memória das pessoas. Pessoas com demência ou danos no lobo temporal tende achar que já sabem o que vai acontecer acreditando ter o dom da premonição.

Portanto, o Déjà vu acontece quando há uma descarga elétrica desordenada em nosso cérebro, identificando alguma relação entre algo que viu, ouviu ou sentiu no passado percebendo uma familiaridade, e fazendo sentir que já esteve naquele ambiente ou situação.

  • SITUAÇÃO     CÉREBRO    MEMÓRIA    PASSADO    FAMILIARIDADE   =    DÉJÀ VU
 
Psicóloga Patrícia Mattos